Atividade lúdica sobre educação nutricional
09/10/2019 22:47 em Saúde

Atividade lúdica sobre educação nutricional como incentivo à alimentação saudável é realizada na ESF Funpham

Na última semana, no dia 1°de outubro, o Grupo da ESF Funpham, junto ao NASF – Núcleo de Ampliado de saúde da Família, por meio da estagiária Taís Graeff, com a supervisão da nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde Ângela Cristina Dahmer, promoveu uma atividade com o tema “Sabemos o que Comemos?” envolvendo rótulos dos alimentos com intuito de promover uma alimentação saudável e ajudar no controle da hipertensão e do diabetes.

Durante a atividade os participantes aprenderam a identificar o que contem nos rótulos dos alimentos, como as concentrações de sódio, açúcar, gorduras e fibras em cada embalagem que estava exposta no painel, com orientações sobre a quantidade de consumo individual por dia.

Além disso, o público presente utilizou embalagens de produtos para identificar o que continha nos rótulos, esclareceram dúvidas e ao final uma participante demonstrou através das embalagens o que ela consumia no seu dia habitual. A partir disso foi pesada a quantidade de sódio que continha na porção desses alimentos e transformados em sal, para comparação com a recomendação diária, que seria no máximo 5g de sal ou 2000mg de sódio por pessoa durante um dia.

No final da dinâmica foram distribuídas amostras de sal temperado e sua receita, com a finalidade de incentivar a redução no consumo de sódio e de temperos industrializados.

COMENTÁRIOS